Ultima atualização 30 de setembro

Pesquisa mostra Títulos de Capitalização como alternativa de investimento

Evento organizado pela Federação Nacional das Empresas de Capitalização tem por objetivo mostrar o funcionamento do setor. Neste ano, a tônica foi a percepção do consumidor em relação ao produto

Marco Antonio Rossi

O papel fundamental do seguro é estabilizar o cenário social do País. “Temos uma parceria público privada com o Governo em sua essência, porque complementamos a sua atuação em diversas áreas como previdência e capitalização”, afirmou Marco Antonio Rossi, presidente da CNseg, na abertura do 4o. Workshop de Capitalização realizado pela Fenacap.

Nesta edição, os jornalistas já conheciam bem as diferenças entre a capitalização e a poupança, segundo informou Marco Barros, presidente da Federação. Ainda assim, a advogada Angélica Carlini ensinou como explicar aos consumidores potenciais o que é exatamente a capitalização. Leia aqui.

O pesquisador da Overview, Luis Eduardo Guedes, apresentou uma pesquisa realizada com clientes de produtos de banco, garantia de aluguel e não clientes, em várias cidades brasileiras.

Estas pessoas, principalmente das classes C e D, em um momento de incerteza que já se previa nos meses de abril e maio, mostrou que em diferentes composições de família, cada família guardava dinheiro à sua maneira. “Basicamente, se guardava o que sobrava”, disse.

O sonho destas pessoas, em primeiro lugar, era comprar a casa própria. O segundo era investir na própria educação ou na dos filhos, e algumas coisas de curto prazo.

Para tornar este projeto realidade é preciso colocar o dinheiro na poupança, quando sobra. Uma alternativa é a decisão da capitalização em produtos mensais, aliado ao conceito de planejamento financeiro, pois ela disciplina a poupança e o hábito de poupar”, explicou Guedes.

As principais motivações são guardar dinheiro para emergências e imprevistos, além da realização dos sonhos. “Eles sabem que nem só a poupança ou a capitalização são capazes sozinhas de realizar o sonho”, mostrou Guedes.

Na hora de escolher um produto financeiro as indicações vêm do gerente do banco ou de familiares e amigos com boas experiências.

Os clientes sabem que têm direito a retorno e sorteios, mas eles não sabem como funcionam os sorteios ou como obter estas informações ao longo da vigência do plano. O prazo de carência é conhecido, mas as pessoas fazem saques para cobrir vários tipos de despesas, mesmo sabendo que o resgate é inferior ao montante aplicado.

O que leva à compra de um título de capitalização é a poupança forçada e a possibilidade de sorteio. Os não clientes conhecem o produtos e têm as mesmas dúvidas dos clientes.

No produto de garantia de aluguel, os clientes reconheceram as suas vantagens em relação ao seguro fiança porque têm o retorno total do valor investido, entretanto, uma barreira é o montante a ser pago para a contratação do produto de uma vez só.

Números da Capitalização em 2014
R$ 30 bilhões de reservas técnicas
15,9 milhões de clientes PF
1,1 milhão de clientes PJ
R$ 21,87 bilhões de receitas globais
72 mil empregos diretos e indiretos
R$ 1 bilhão em prêmios de sorteios
R$ 15 bilhões devolvidos a clientes PF/PJ

 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock