Ultima atualização 31 de agosto

Europ Assistance estima alta em chamados no feriado

Para comportar demanda até 35% maior no feriado de Independência, Europ Assistance aumentará quantidade de prestadores em rodovias e marginais

Europ Assistance estima alta em chamados no feriado

Independência 2015 – A Europ Assistance Brasil espera um aumento de até 35% na demanda por guincheiros e socorristas durante o feriado de Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. Com três dias de descanso, as famílias aproveitam para pegar a estrada e podem enfrentar problemas mecânicos.

Para comportar a demanda, a empresa de assistência terá plantões presenciais de atendimento e aumentará em 20% a quantidade de prestadores posicionados em lugares de alta probabilidade de chamados, como rodovias e marginais.

Segundo Ricardo Alexandre Santos, diretor de operações da companhia, as ocorrências mais frequentes são panes elétricas e falta de combustível, conhecida também como pane seca. Para evitar incidentes, o executivo listou as seguintes dicas:

Antes de pegar a estrada

✓ Revisão do automóvel
Certifique-se de que a manutenção do veículo está em dia. Na revisão, é preciso verificar as condições das rodas, balanceamento e alinhamento de pneus, suspensão e peças que podem sofrer desgaste como rodas, pastilhas de freio, molas e amortecedores. Sempre tenha no carro itens obrigatórios como triângulo, macaco, estepe e extintor.

✓ Consumo do combustível
É importante conhecer como é o consumo de combustível do veículo. Vale destacar que o gasto muda dependendo do produto usado no abastecimento, assim como a capacidade de quilômetros rodados quando o automóvel está “na reserva”.

✓ Bagagem extra
Cuidado com o excesso de malas e o número de passageiros para não sobrecarregar o veículo. Sobrepeso afeta dirigibilidade, tempo de aceleração e frenagem.

✓ Cansaço
Estatísticas mostram que entre 26% e 32% dos acidentes de trânsito em todo o mundo são provocados por motoristas que dormem ao volante. Eles respondem por 17% a 19% das mortes no local do acidente de acordo com o Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O motorista deve descansar antes de dirigir. Em caso de cansaço, o melhor é parar e tirar um cochilo ou programar pernoite.

Durante o pedido de socorro

✓ Telefone da Assistência 24h
É importante ter sempre a mão os telefones da empresa de assistência, informado pela seguradora. Saber exatamente onde ocorreu o acidente e informar calmamente os detalhes da ocorrência ajudam as companhias a enviarem o socorro adequado para cada caso. Caso se faça necessária a presença de uma ambulância, além do serviço do Corpo de Bombeiros, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do número 192.

✓ Isolamento da área e sinalização
Enquanto aguarda a equipe de socorro chegar, estacione o carro em um local seguro como acostamento ou pátio. Para sinalizar o local e evitar novas ocorrências, deixe o pisca alerta do automóvel ligado e coloque o triângulo de segurança em um local onde haja tempo suficiente para os motoristas reduzirem a velocidade.

✓ Telefone do Mecânico
Tenha sempre anotado o endereço completo da oficina mecânica de sua confiança, pois em caso de guinchamento do veículo, o automóvel pode ser levado ao estabelecimento de sua preferência.

✓ Documento do Carro
Além de estar com a documentação do veículo em dia, é preciso portá-la no ato do guinchamento. É proibido por lei que o guincho realize uma remoção de assistência sem que o motorista porte em mãos o documento do automóvel. Vale lembrar que essa regra não se aplica para retiradas por infrações de trânsito.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock