Ultima atualização 28 de agosto

Câmara aprova VGBL Saúde

Projeto de Lei 10/15 visa conceder benefícios para incentivar empresários a custear planos de seguros com cobertura de sobrevivência para os empregados

Câmara aprova VGBL Saúde

ATUALIZADO EM 28/08/2015, ÀS 14h42 – A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na tarde de ontem (27), o Projeto de Lei 10/15. De autoria do deputado Lucas Vergilio (SD-GO), a proposta visa conceder benefícios para incentivar empresários a custear planos de seguros com cobertura de sobrevivência (VGBLs) para os empregados.

Pelo texto aprovado, o seguro contratado terá a função de permitir aos funcionários complementar o valor de sua aposentadoria pela Previdência Social e ajudá-los a arcar com os custos de planos de saúde quando forem desligados do plano empresarial por demissão ou aposentadoria.

O plano será chamado de VGBL Saúde, e a empresa que contribuir terá os mesmos benefícios fiscais aplicados aos planos de benefícios de previdência complementar. De acordo com a aprovação de uma emenda do Plenário, a lei só entrará em vigor 180 dias após sua publicação.

O presidente da Fenacor, Armando Vergilio,  foi o primeiro a apresentar o projeto então como deputado, no início de 2014. Ele diz que a proposta é “excelente” para todos os trabalhadores, que poderão formar uma poupança de longo prazo e, com esses recursos, subsidiar os gastos com a saúde após a aposentadoria. Além disso, se esses valores acumulados forem usados para essa finalidade, não haverá tributação sobre os rendimentos.

Vergilio acrescenta que o projeto também é “muito bom” para o País e a economia brasileira, uma vez que viabiliza a formação de uma expressiva poupança de longo prazo; e ainda para as empresas, que poderão utilizar essa ferramenta para reter os bons quadros na sua equipe e oferecer um excelente benefício para os funcionários, ainda com a possibilidade de dedução do valor investido no Imposto de Renda (IR), até os limites estabelecidos pela legislação.

“Outro fator importante é que o produto poderá desonerar o Estado na medida em que permitir maior disponibilidade de recursos para atendimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de terceiros mais necessitados, sem renda suficiente para enfrentar o pagamento das referidas contraprestações. O projeto prevê instrumentos para amenizar os gastos dos indivíduos com a saúde, cuja maior parcela se concentra na faixa etária de 66 anos em diante, para quem essas despesas podem consumir até 80% da sua renda”, observa Vergilio.

Mercado 

O presidente da Fenacor destaca a relevância da proposta para o mercado de seguros e, particularmente, para os corretores. Armando Vergilio lembra que, até hoje, nenhum corretor de seguros pode comercializar um VGBL, pois no modelo atual essa é mais uma opção de investimento financeiro do que um seguro de vida ou plano de previdência.

“Isso muda agora. O VGBL Saúde representa um marco, cria um novo cenário. O corretor poderá comercializar o produto com enormes chances de sucesso, dado às características importantes do modelo proposto”, frisa o executivo, acrescentando que haverá naturalmente reflexos significativos no ramo vida e da previdência complementar aberta, que ganham novo impulso.

A relevância da proposta para o mercado de seguros e para os corretores fez com o que o próprio Vergilio viajasse para Brasilia com o intuito de, como presidente da Federação e conhecedor do projeto, acompanhasse a fase final do processo de votação.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO