Ultima atualização 17 de julho

Fenacor repudia campanha da Susep com apoio da Caixa

Presidente da Fenacor destaca que intenção parece correta e nobre, mas afirma que forma e conteúdo da campanha são inapropriados

Fenacor repudia campanha da Susep com apoio da Caixa

O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, considera “inoportuna e equivocada” a decisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de promover campanha publicitária com o patrocínio da Caixa, estatal que controla seguradora e corretora fiscalizadas e supervisionadas pela autarquia.

Veiculada em canais de TV a cabo e redes sociais, a campanha teria como objetivo alertar a população sobre riscos da chamada proteção veicular, produto marginal comercializado por associações e cooperativas, mas chamado de seguro não autorizado na peça publicitária.

Mesmo frisando que a intenção “parece correta e nobre”, Vergilio afirma que a forma e o conteúdo da campanha são inapropriados, “tanto do ponto de vista legal quanto moral”, e questiona a Susep sobre o critério adotado para a escolha. “Isso pode levar a crer que apenas seguros operados pela Caixa são autorizados, em detrimento das demais empresas legalmente autorizadas, tanto seguradoras quanto corretores de seguros”, observa o presidente.

Na avaliação dele, é questionável também o motivo que levou a Superintendência a associar sua imagem à Caixa no momento em que a estatal anuncia a predisposição em realizar IPO para abertura do capital da sua seguradora.

Outra questão frisada por ele é quem deveria ser punido – a Caixa (que, em 2013, vendia produtos não autorizados e fazia venda casada) – foi, na verdade, beneficiado pelo órgão regulador.

Para o presidente da Federação, esse quadro gera situações de conflitos de interesses, que exigem um posicionamento das autoridades, que deveriam “estar atentas a propagandas dessa natureza, as quais trazem incertezas e inseguranças para o mercado”.

Alternativa

Como “alternativa institucional”, Armando Vergilio propõe que, para resolver problemas dessa natureza, possam ser convidadas as entidades associativas e sindicais representativas do mercado de seguros, ou mesmo a Funenseg, para participarem de movimento mais eficaz de combate ao mercado marginal, com propagandas institucionais elaboradas.

Além disso, dada à “relevância do assunto para o mercado de seguros e sociedade em geral”, o presidente sugere também a criação de um fundo privado institucional, administrado pela Funenseg e supervisionado pelas entidades representativas do setor, visando ao efetivo combate aos crimes praticados pelas supostas associações e cooperativas que comercializam produtos marginais.

Proteção

Vergilio critica também a impropriedade do uso, na campanha, da expressão “seguro não autorizado”. O executivo lembra que não existe seguro não autorizado. Na verdade, a suposta proteção veicular comercializada é um produto marginal, não um seguro.

“Há, apenas um conceito similar ao seguro, porém explorado, ilegalmente, por associações não autorizadas a comercializar produtos dessa natureza, o que se configura crime”, enfatiza.

Ele alerta que, ao contrário do que se pretende, a propaganda pode estar chamando a atenção de consumidores que sequer tenham conhecimento disso, com efeitos negativos, levando pessoas a procurarem por tal proteção.

A Fenacor protocolou correspondência na Susep, solicitando o encerramento imediato da campanha. “Estamos indignados e manifestamos o veemente repúdio a esse lamentável episódio”, finaliza Vergilio.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock