Ultima atualização 23 de junho

Interpol e IAATI defendem trabalho conjunto no combate ao roubo e furto de veículos

Em encontro realizado pelo Grupo Tracker, integrantes das entidades frisaram a importância da cooperação mútua entre empresas de tecnologia, polícias e mercado segurador

Integrantes da Interpol e da Associação Internacional de Investigadores de Roubo de Automóveis (IAATI) defenderam a cooperação mútua entre empresas de tecnologia, polícias e mercado segurador, para o combate ao roubo e furto de veículos na América Latina. O encontro foi realizado pelo Grupo Tracker na ultima quinta-feira (18), em São Paulo.

No início do evento, o investigador sênior do Estado de Nova York, John V. Abounader, que é líder e perito em operações contra o roubo de veículos no nordeste dos Estados Unidpos, ressaltou que a IAATI precisa do apoio e cooperação de toda a cadeia. “Networking é o ponto principal do trabalho. Sem fronteiras e sem inimigos no combate ao crime”, disse o executivo.

Já o oficial da Interpol na América do Sul e Comissário da Polícia Federal Argentina, Domingos Andres Toledo, lembrou que os veículos são meios necessários para todo tipo de delito. “Bandidos necessitam de armas de fogo e de carro. Administrar os delitos é também combater o tráfico ilícito de veículos, por isso precisamos trabalhar intensamente nesta modalidade de crime e consequentemente estaremos combatendo crimes mais importantes e graves”.

Toledo apresentou ainda dados da última operação conjunta realizada pela Interpol e IAATI em nove países da America do Sul, quando foram apreendidos 1.648 veículos (avaliados em mais de U$S 24 milhões de dólares), 329 pessoas presas e 308 armas apreendidas.

Daniel Oscar Beck, presidente da IAATI Capítulo Latino-americano e do Caribe, ressaltou que o principal objetivo da entidade é o intercâmbio de informações. “É um projeto multidisciplinar. Segundo ele, “a América tem uma situação muito complexa” e “o ideal é socializar a informação, a experiência que cada polícia tem”.

Outra iniciativa da IAATI destacada na ocasião é a parceira com instituições de ensino para a formação dos profissionais. “Algumas universidades argentinas se especializaram em formar investigadores e oferecem cursos de capacitação e cursos de formação. Uma iniciativa de extrema importância para o sucesso dos trabalhos”, contou Beck.

Já os convidados Juan Facundo Flores, profissional de Direito que atua na investigação de veículos roubados; e Oscar Alberto Farinelli, comissário Geral da Polícia de Buenos Aires, deram um panorama das medidas de sucesso tomadas na Argentina para combater o roubo e furto de veículos pesados, geralmente cometidos por organizações grandes, com características de empresa e organograma definido.

O diretor Nacional de Operações do Grupo Tracker e vice-presidente da IAATI Capítulo Latino-americano e do Caribe, Carlos Alberto Betancur Ruiz, encerrou o evento reiterando a importância do trabalho conjunto entre polícias, mercado segurador e indústria. “Precisamos criar uma grande rede de contato e formar equipes multidisciplinares atuantes. Temos um grande compromisso com a sociedade”, concluiu Ruiz.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil