Ultima atualização 27 de maio

Fundos de pensão brasileiros têm a quinta maior rentabilidade do mundo

Levantamento da Abrapp mostra rendimento real de 28,56% desde 2008

previdencia-privada-display_

Os fundos de pensão brasileiros estão entre os cinco de maior retorno sobre suas aplicações no mundo, com rendimento real de 28,56% em sete anos (a rentabilidade nominal foi de 89,7%). Os dados são de levantamento realizado pelo Núcleo Técnico da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
O levantamento foi realizado com 21 países, a partir de dados da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Abrapp.

Outra conclusão do Núcleo Técnico foi de que a queda dos ativos dos fundos de pensão brasileiros em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) pensão sobre o PIB foi de 0,3 ponto percentual, no máximo, em 2014. Pelo dado da OCDE, a queda teria sido de 1,3 ponto percentual, mas vale esclarecer que a metodologia do PIB brasileiro foi alterada, sem que alguns cálculos que envolvem esse indicador tenham levado em conta essa mudança.

Na tabela abaixo é feita uma comparação entre o percentual antigo e novo, na relação entre os ativos dos fundos de pensão versus PIB. Se for considerado o valor da nova série do PIB, o resultado será redução de apenas 0,3 pontos percentuais (12,7%-13%).

fundo de pensão_tabela 1

Metodologia do ranking

Para fazer o levantamento, a Abrapp utilizou dados divulgados pela OCDE desde 2008, fez o acumulado e também calculou os retornos anualizados. Para o cálculo da rentabilidade real no Brasil, foi utilizada metodologia semelhante à da OCDE, subtraindo da rentabilidade nominal a inflação medida pelo INPC do mesmo período.

O ranking foi montado com a exclusão de alguns países como Estados Unidos e Reino Unido, que não têm dados para todos os anos e por isso não aparecem no comparativo abaixo:

fundo de pensão_tabela 2

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock