Ultima atualização 13 de fevereiro

Nova lei autoriza investimento estrangeiro na oferta de serviços à saúde

Agora, ação pode ser realizada em hospitais gerais ou especializados, serviços de atendimento de empresas e laboratórios de diagnóstico

saúde_dinheiro 1

A Lei nº 13.097/2015 autorizou a participação direta e indireta de capital estrangeiro na oferta de serviços à saúde, segmento vedado desde a promulgação da Constituição de 1988. Segundo a nova norma, os investidores estrangeiros estão autorizados a investir em empresas que prestam assistência à saúde, como hospitais gerais ou especializados, clínica geral e especializada, serviços de atendimento de empresas, laboratórios de diagnóstico e atendimento filantrópico.

A mudança também traz aspectos positivos para o serviço público de saúde. Em virtude da barreira ao capital estrangeiro, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) da área eram estruturadas de maneira que a atenção direta à saúde e a gestão do corpo clínico permaneciam com a instituição pública, enquanto o parceiro privado ficava somente com a gestão dos serviços auxiliares e de suporte. Com a alteração, será possível idealizar uma parceria em que o ente privado será responsável pela gestão integral do hospital.

Antes, os investidores estrangeiros eram limitados a investimentos no setor farmacêutico e no setor de produtos para saúde e proibidos de envolverem-se nos serviços de saúde e de cuidados nesta área, com base na postura de que não podiam controlar um setor tão estratégico para o país.

“Dessa forma, será possível que os atuais hospitais e clínicas privados sejam adquiridos, capitalizem-se ou reestruturem-se financeiramente com capital estrangeiro, atendendo a uma demanda do setor para resolver os gargalos na infraestrutura atual”, explica o sócio do escritório Trench, Rossi e Watanabe, Henrique Kruger Frizzo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO