Ultima atualização 12 de fevereiro

Dados da Seguradora Líder-DPVAT alertam para o perigo do trânsito

Apenas no Carnaval de 2014, foram registradas 761 indenizações por morte em todo o País, média de 127 pessoas por dia

placas transito 1

Carnaval 2015 – Dados estatísticos da Seguradora Líder-DPVAT sobre acidentes ocorridos durante o Carnaval de 2014 evidenciam a imprudência no trânsito, tendo sido pagas uma média diária de 1.425 indenizações em decorrência de acidentes ocorridos nos dias de folia. Apenas no Carnaval do ano passado, foram registradas 761 indenizações por morte em todo o País – uma média de 127 pessoas por dia.

Segundo a entidade, este número pode aumentar ainda mais, visto que o beneficiário tem até três anos, a contar da data do acidente, para solicitar o Seguro DPVAT. A metodologia adotada para chegar aos números levou em consideração as indenizações pagas pela companhia por acidentes ocorridos entre a sexta-feira e a quarta-feira de Cinzas do Carnaval de 2014.

A quantidade de indenizações pagas pelas três coberturas do Seguro DPVAT, em decorrência de acidentes ocorridos nos Carnavais, aumentou. Em 2010, a seguradora pagou 3.916 benefícios durante os dias de folia, uma média de 652 indenizações pagas a cada dia. No ano passado, este número já chegou a 8.548, uma alta de 118% em cinco anos.

Embora tenha se observado uma leve queda no número de mortes no trânsito, justificada pela redução da velocidade média das vias com os congestionamentos e adoção de equipamentos de segurança, dentre outros fatores, a quantidade de ocorrências que levaram a invalidez permanente aumentou exponencialmente. Essa cobertura apresentou um crescimento de 174% quando comparados os Carnavais de 2010 e 2014, saltando de 2.356 indenizações pagas para 6.454. As principais vítimas destes acidentes envolvem as motocicletas.

Os números de indenizações para acidentes envolvendo motociclistas no Carnaval impressionam também saltou: em 2010, foram pagos 1.705 benefícios e, até o momento, a seguradora registrou o pagamento de 5.254 indenizações por acidentes ocorridos com o veículo de duas rodas no Carnaval de 2014.

“No mesmo período, notamos um aumento de 208% no pagamento de indenizações por invalidez permanente em acidentes envolvendo motocicletas ocorridos durante o Carnaval. Este aumento é explicado pelo risco em que os ocupantes das motocicletas se expõem. Isto porque o veículo não possui lataria, como nos carros, para proteção. As vítimas absorvem todo o impacto do acidente,” explica o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder-DPVAT, Marcio Norton. “Outro ponto que merece destaque é o acréscimo de 6% das indenizações pagas por Morte, na faixa etária de 25 a 34 anos, no período do Carnaval de 2014 (33%) em comparação aos demais dias do ano (27%)”, completa o executivo.

A principal vítima do trânsito durante os dias de folia são os próprios motoristas (incluindo motociclistas), respondendo por 66% das indenizações pagas por acidentes no Carnaval de 2014. A maior incidência de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT ocorreu em acidentes no período da manhã (24%), entre 9h e 12h59, e no anoitecer (22%), entre 17h e 19h59, sendo sábado e domingo os dias mais críticos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO