Ultima atualização 08 de dezembro

Brasilprev lidera mercado de previdência com 57% de market share em captação líquida

Companhia também divulga novo estudo sobre perfil e comportamento do investidor brasileiro em previdência privada

Logo Brasilprev 1

A Brasilprev registrou 57% de market share em captação líquida entre novembro de 2013 a novembro deste ano, de acordo com o indicador Quantum Axis, do qual é líder há seis anos. O crescimento foi de 50% nos primeiros onze meses de 2014 quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados mais recentes da Federação Nacional de Previdência e Vida (Fenaprevi), de setembro deste ano, mostram a companhia permanecendo no primeiro lugar em arrecadação total, com R$ 21,6 bilhões e 38,1% de market share. O montante representa uma evolução de 37,6% quando comparado aos nove primeiros meses de 2013, crescimento superior ao do mercado que foi de 10,7%. Já o índice de resgates da empresa foi de 9,8%, – menor que a média do mercado (11,5%).

Segundo o presidente da Brasilprev, Miguel Cícero Terra Lima, após 2013 – um ano de volatilidade dos fundos – a empresa apostou ainda mais na educação financeira e previdenciária para explicar o cenário econômico e reforçar o horizonte de longo prazo dos planos de previdência.

“2014 foi um período de recuperação do mercado de previdência privada, que voltou a desempenhar com dois dígitos de crescimento. Por meio de road shows realizados em diversas partes do País, lançamentos de vídeos no YouTube, conteúdos educativos em seu site e a prática da venda consultiva, a nossa estratégia é estar mais próximos dos clientes para assim orientá-los sobre o melhor caminho para o alcance dos seus objetivos”, diz o executivo.


Investidor conservador

A empresa também divulgou um novo levantamento. Finalizado em novembro deste ano, o estudo teve como objetivo analisar o perfil e comportamento do investidor brasileiro em previdência privada.

“Verificamos que os clientes conhecem suas despesas, consideram o investimento em previdência como um compromisso e valorizam o instrumento por acreditar que ele incentiva a disciplina de poupança”, comenta Lima. “Essa informação é comprovada quando analisamos a nossa base de clientes PGBL e VGBL, em que 81% realizam contribuições mensais aos planos”.

Além disso, dentre os que escolheram receber o benefício por meio de uma renda, 53% optaram por receber a renda mensal vitalícia. Os demais 47% contrataram uma renda mensal por prazo definido. “A previdência é bastante associada à segurança e independência financeira. Ter a garantia de receber um valor todos os meses faz com que as pessoas se sintam confortáveis e tranquilas”, explica o executivo.

Apesar do amadurecimento da população brasileira com relação a investimentos, ainda é notável a preferência por papéis de baixo risco. Na Brasilprev, 93% dos investidores alocam seus recursos na renda fixa, enquanto apenas 7% investem em fundos com renda variável. O destaque, nesta modalidade, fica para os fundos Ciclo de Vida, que representam 55% da parcela de recursos alocada em fundos compostos.

“Os fundos Ciclo de Vida foram mais uma inovação da Brasilprev no mercado de pessoas físicas, e são destinados a quem não tem tempo ou conhecimento para gerir seus recursos, porém quer ter os ganhos da renda variável. Conforme o cliente se aproxima da data alvo do resgate, o investimento vai se tornando conservador, prezando pela segurança da reserva”, conclui Lima.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock