Ultima atualização 27 de novembro

86% dos pequenos empreendedores brasileiros não têm o conhecimento necessário

Segundo pesquisa realizada a pedido da RSA Seguros, mais de 80% dos entrevistados afirmam que aprenderam a gerenciar sua empresa na prática

thinking-man 1

A grande maioria dos pequenos empreendedores brasileiros admite que abriu sua empresa sem ter o conhecimento adequado sobre o que é ter um negócio. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa realizada pelo CONECTAí, comunidade online de pesquisa (www.conectaibrasil.com.br) do IBOPE Inteligência, a pedido da RSA Seguros. Nada menos que 86% dos respondentes afirmam ter passado por essa situação. Como consequência, 82% dos entrevistados disseram ter aprendido a gerenciar suas companhias na prática. Para a realização da pesquisa foram ouvidas, em agosto de 2014, mil pessoas que têm um negócio (49% dos respondentes), pretendem ter (45%) ou tiveram um nos últimos dois anos (6%).
Entre os que já têm uma empresa em atividade, o improviso em alguns aspectos fica evidente: quase a metade (47%) afirma que calculou a viabilidade do negócio sozinho, enquanto 28% buscaram informações na Internet ou em revistas de negócios, 22% recorreram aos conhecimentos de uma consultoria especializada e 19% pediram conselhos para amigos e parentes. Os futuros empreendedores mostram, porém, uma maior preocupação com o planejamento. Quase 60% deles dizem que devem contar com uma consultoria para avaliar esse aspecto.
Quando o assunto são cursos de formação, como de negócios ou gestão, essa falta de planejamento fica evidente entre as empresas que naufragaram. Mais de 60% dos empreendedores que fecharam suas companhias não fizeram qualquer curso nessas áreas. Já entre os que continuam na ativa, 50% buscaram esse tipo de informação, enquanto 68% dos que abrirão um negócio dizem que buscarão um curso nessa área.
Outro ponto importante quando o assunto é garantir a longevidade das empresas, o seguro corporativo ainda é pouco adotado pelos pequenos negócios. Entre os entrevistados que já possuem uma empresa, 75% afirmam não ter qualquer cobertura, apesar de 69% dos respondentes acreditarem que seguro é algo “muito importante” ou “importante”. Questionados sobre os motivos que os levam a negligenciar essa proteção, 37% admitem nunca ter pensado na necessidade, 33% acham caro e 29% acreditam que a medida não é necessária.
Para o segmento de PME, a companhia oferece três produtos: Vida, Pequenas Frotas e Empresarial. O Seguro de Vida disponibiliza diversos tipos de soluções para atender às necessidades das pequenas e médias empresas com até 500 funcionários e capital máximo de R$ 500 mil. Nessa modalidade, são oferecidos dois produtos: Vida em Grupo e Acidentes Pessoais Coletivos. Ambos dispõem de assistência 24 horas por dia, além de Assistência Viagem, Assistência Funeral Familiar, Vítima de Crime e Kit de Natalidade.
Já o seguro para Pequenas Frotas atende a frotas compostas por dois a 50 veículos. O produto oferece coberturas amplas para atender de forma ágil e prática aos clientes por meio de características especiais, como, por exemplo, cobertura compreensiva de colisão, incêndio e roubo de veículos, cobertura de danos materiais e corporais a terceiros, acidentes pessoais passageiros, cobertura para vidros com isenção total de franquia, inclusive para vidros blindados, extensão de 0 km por 6 ou 12 meses e extensão de perímetro para todos os países do Mercosul.
O Seguro Empresarial da RSA Seguros – com limite máximo de garantia de R$ 15 milhões – disponibiliza coberturas amplas para cada patrimônio ou empreendimento, garantindo toda a tranquilidade em caso de sinistros.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock