Ultima atualização 21 de outubro

Seguro fiança é alternativa para aluguel de imóvel

Os inquilinos que possuem dificuldade em arrumar um fiador podem optar pelo seguro para garantir o fechamento do contrato

Uma das alternativas aos universitários que vão estudar em outras cidades ou aos recém-casados que buscam uma opção de moradia acessível é a locação de imóveis. Porém, uma das grandes dificuldades enfrentadas ao alugar um imóvel é encontrar um fiador que atenda a extensa lista de documentos e recomendações da imobiliária e do proprietário, como obter imóvel registrado na mesma cidade onde o locatário irá alugar a moradia, ter renda três vezes superior ao valor do aluguel, não ter o nome listado no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entre outras questões. Segundo o sócio fundador da San Martin Corretora de Seguros, Carlos Alexandre Gomes, uma das alternativas é investir no seguro fiança, que cobre as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel.
“Além dos documentos para que o fiador seja aprovado, é preciso conhecer a pessoa e ter confiança nela, pois caso haja inadimplência, quem sofrerá as consequências e irá arcar com os pagamentos atrasados será o fiador. No caso do seguro fiança, os dois lados são beneficiados, o que proporciona mais comodidade ao inquilino e segurança ao proprietário, sem risco de prejuízo”, explica o sócio fundador da San Martin Corretora de Seguros.
O seguro fiança garante ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e dos encargos vencidos, caso os valores não sejam pagos pelo locatário. Como forma de comparação, no caso do fiador, não há como garantir ao proprietário do imóvel o recebimento dos aluguéis deixados em atraso, pois o pagamento é efetuado apenas no término de uma eventual ação de despejo. E de acordo com as mudanças na “Lei do Inquilinato”, o fiador pode abandonar sua função em situações específicas.
“Esta modalidade torna-se um facilitador para o inquilino, que não terá o trabalho árduo de buscar um fiador compatível com as necessidades do proprietário do imóvel e da imobiliária. Alguns seguros também oferecem vantagens, como mão de obra gratuita para pequenos reparos ou consertos no imóvel alugado. E os benefícios não param por ai, ao investir nesta opção, há uma redução de custos e maior facilidade operacional para as imobiliárias, já que a análise será feita pela própria seguradora”, revela Carlos Alexandre Gomes.
O custo médio é referente ao valor de um aluguel e meio por ano. Para o contrato ser aprovado é preciso que o locatário comprove renda mensal equivalente a quatro vezes o valor mensal do aluguel, podendo ser composto por até três moradores do imóvel. A validade do seguro é de um ano e o inquilino pode parcelar o valor desta garantia. Em caso de inadimplência, o proprietário do imóvel faz um comunicado para a seguradora, após o primeiro aluguel em atraso. Em seguida, ele recebe o valor pendente em até 30 dias e, enquanto não houver solução entre as partes, a seguradora continua efetuando o pagamento dos alugueis.
O seguro fiança também realiza outras coberturas, como despesas do processo de despejo e honorários advocatícios, tornando-se a melhor forma do proprietário receber os aluguéis e encargos, caso não sejam efetuados pelo locatário. No caso do fiador e na modalidade caução, por exemplo, todos os procedimentos com ações judiciais são de responsabilidade do proprietário do imóvel.
As coberturas básicas garantem o pagamento de aluguéis em atraso e de multas moratórias. Além disso, há coberturas opcionais, voltadas para o pagamento de condomínio, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); contas de água, luz e gás canalizado; danos ao imóvel, pinturas nas áreas internas e externas, e multa por rescisão, referente a três vezes o valor do aluguel.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock