Ultima atualização 23 de outubro

Economista fala sobre o cenário econômico para 2015

Zurich Corporate Conference 2014 traz o economista Paulo Rabelo de Castro para falar sobre a economia brasileira e as perspectivas para 2015

“Transformando prestação de serviços em resultados” é o tema central do evento realizado pela Zurich e que reúne, no Guarujá, em São Paulo, 140 pessoas (executivos, corretores de seguros e clientes). O vice-presidente da companhia, Werner Stetler, disse que o tema do evento tira as pessoas da zona de conforto, porque abre a possibilidade de discutir de forma aberta maneiras de melhorar os serviços com quem os utiliza.
Paulo Rabelo de Castro, economista, falou sobre a grande preocupação de empresas globais com o cenário mundial. O Brasil, por sua dimensão continental, é virado para o próprio umbigo. “Somos um quadro muito grande  e é difícil olhar para a própria moldura”.
Ele usou este exemplo para mostrar que a configuração comercial do Brasil está voltada para as commodities, o que acaba nos distanciando das cadeias globais. A retomada das supply chains vai se tornar crucial em 2015. Apesar do FMI projetar crescimento de 3,3% para o mundo, há fatores que podem refrear ainda mais este número.
O economista citou problemas na economia global que podem afetar diretamente o Brasil, como o caminho de recessão da Europa, e a recuperação frustrada do Japão, além do final do hiperciclo das commodities.
Outra recessão na Europa? Castro mostrou a queda do overnight dos bancos europeus mostra que a situação desde 2010 traz taxas próximas a 0,5%. Agora, esta taxa está próxima de 0, que mostra que ninguém está emprestando nada a ninguém. “Você poderia pegar dinheiro barato, mas não tem dinheiro”.
A recuperação das commodities aconteceu de forma espetacular. A crise que vai demandar maior eficiência vai voltar em 2015, mostrando como um dos sinais da crise futura a deterioração da moeda de países emergentes. Vale prestar atenção no que acontece com outros países emergentes, porque o movimento tende a ser geral, atingindo os países de forma distintas.
Como consequência, Castro cita o carregamento financeiro mais oneroso e a moeda dos emergentes tendendo à depreciação. O lado bom é a recuperação das margens da indústria e custo menor do frete internacional.
O desafio político é muito grande e a conta corrente brasileira está bastante pressionada. Os gastos públicos crescem muito acima da capacidade de financiamento do País, o que causa o foco inflacionário resistente. “Damos o remédio amargo da taxa de juros alta para o setor privado, quando o setor público continua com altos gastos”, avisou o economista.
O freio financeiro prejudica demais as perspectivas financeiras brasileiras. O varejo perdeu o fôlego, com a indústria fragilizada e sem financiamento externo, que fica mais caro. “A festa está acabando, com o crédito entrando em proporção menor. Apesar dele ter alcançado seu maior patamar, agora é pressionado pela alta taxa de juros”. Os recursos livres, de bancos privados, estão em ligeira queda, em torno de 30% do PIB, ante 26% de recursos direcionados, de bancos públicos.
O último ensaio de euforia do varejo foi em 2013 com a retirada do IPI dos produtos de linha branca. Em 2014, houve uma diminuição do ritmo de crescimento, alcançando cerca de 2% no final do ano. “O consumidor ainda não sentiu o ‘beliscão’ do cobrador que ele não conseguiu pagar”, brincou Castro.
O problema provém do próprio Governo, que gasta demais e constrange o setor privado a pagar a sua conta. Pior do que o gasto demasiado (se ainda fosse para obras de infraestrutura) ele é estéril, com 60 milhões de contracheques por mês (30 milhões de aposentados, 15 milhões de bolsas-família, 2 milhões de servidores ativos e inativos, 7 milhões de seguro-desemprego).
“Estamos elegendo um síndico sem saber se ele vai varrer o prédio. Estamos diante de um drama político, nem tanto econômico. O Aécio está melhor em fundamentos e em sentimentos do mercado. Mas acho que o movimento do PT caso vença, será de melhorar os fundamentos para então reverter o sentimento para positivo. Com o Aécio, o sentimento positivo será elevado assim como os fundamentos da economia”, previu.
O Brasil não é um País entregue ao ilusionismo político. O Brasil tem todas as chances de dar a volta por cima. Só precisa de lideranças políticas que tenham vocação para mudar a forma de pensar. Um novo modelo passa pela simplificação fiscal, pela contenção dos gastos correntes e pela capitalização popular.

Kelly Lubiato, do Guarujá/SP
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO