Ultima atualização 27 de agosto

Susep prepara um “laboratório de produtos”

conversa com jornalistas da imprensa especializada em seguros de São Paulo, o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, disse que seu grande legado à frente da entidade será o início do processo de modernização

A Superintendência de Seguros Privados – Susep – pretende contribuir para que o mercado sinta da melhor forma possível os efeitos da queda da atividade econômica. De acordo com o superintendente da entidade, Roberto Westenberger, a participação da indústria de seguros no PIB ainda é muito pequena, na casa dos 3,5%, o que abre um grande espaço para novas oportunidades. “É função da autarquia induzir ações que resultem na criação de novos produtos, dando condições mais fáceis e agilidade no mecanismo rotineiro de aprovação da Susep”.
Westenberger falou sobre a criação de um “laboratório de produtos”, que começa virtual mas que pode passar a contar com espaço físico, onde a entidade irá mediar debates de especialistas sobre a criação de novos seguros. Já estão na pauta o Universal Life, o seguro popular de automóveis e o seguro longevidade.
O VGBL-Saúde foi colocado em audiência pública em 14/08, em período que deve se estender por 30 dias. Westenberger disse que ainda aguarda definição do Ministério da Fazenda sobre algum tipo de diferimento fiscal que o produto possa ter, para torná-lo mais atrativo. “Existe boa vontade surpreendente por parte do Ministério da Fazenda em relação ao mercado de seguros. Tanto é assim que nos foi solicitado que liderássemos uma ação, junto com outras entidades do mercado como CNseg, Fenacor, Abrapp, Senacom etc, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor”, adiantou Westenberger.
Neste período de novas parcerias, o superintendente confirmou a elaboração de um produto voltado para os fundos de pensão fechados, uma espécie de seguro de longevidade, que está sendo elaborado com a Abrapp e deverá ser anunciado durante o Congresso desta entidade.
Westenberger ratificou que a atuação da autarquia não deve beneficiar nenhum dos componentes do tripé que sustenta o mercado: seguradores, corretores e consumidores. “O papel dela em relação ao consumidor é fazer com que os contratos de seguros não gerem assimetrias relacionadas à informação”. Depois da reformulação do seguro de garantia estendida, o próximo que deve entrar na pauta é o seguro viagem.
O titular da Susep destacou também que pretende ampliar a participação internacional da autarquia em assuntos que sejam relevantes para o mercado. Além de firmar acordo de equiparação de regulamentação com a EIOPA – European Insurance and Occupational Pension Authority-, a Susep também se reaproximou da ASSAL – Associación de  Supervisores de Seguros da América Latina e deve sediar o próximo congresso da entidade em 2015.

 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO