Ultima atualização 21 de julho

Indenizações do avião da Malaysia que caiu na Ucrânia dependem da determinação de culpa

Especialistas afirmam que o pagamento das indenizações do deverá ser demorado e complexo

Os seguradores responsáveis pela apólice do avião da Malaysia Airlines, voo MH-17 que caiu na Ucrânia, esperam realizar as indenizações rapidamente, assim que forem determinadas as causas do acidente, de acordo com informações da Reuters.
Entretanto, observadores dizem que o seguro para a perda de 298 vidas e outras responsabilidades provavelmente será complexo e demorado.
O advogado especialista em aviação, Robert Cohn, disse que os investigadores vão tentar estabelecer se a aeronave foi atingida por um míssil ou explodiu de sua própria vontade. Desde o incidente, várias companhias aéreas disseram evitar o espaço aéreo da Ucrânia.
Gustavo Cunha Mello, corretor de seguros especialista gerenciamento de risco e aviação, disse que se a aeronave foi abatida por míssil, depende de ter a cobertura por cláusula de guerra, sequestro e confisco. “Esta cláusula deve ser incluída na apólice de casco e na apólice de terceiros. Assim pagará o respectivo sinistro. Provavelmente há esta cláusula, pois ela é comum em linhas aéreas”, informou via Facebook.

Atualização

De acordo com nota divulgada na manhã do dia 21 de julho no portal da CNseg, o Boing 777 era segurado pela Allianz Global Corporate & Specialty,  casco e responsabilidade civil, com participação das corretoras Aon e Willis na colocação do risco, de acordo com a mídia internacional.
O grupo segurador também está envolvido na regulação de outro acidente, o desaparecimento do MH17, da mesma companhia aérea. A expectativa é de que a regulação desse novo sinistro seja demorada em função de várias situações, entre elas, o fato de que reguladores das empresas aéreas europeias e americanas já terem alertado, em abril, que os vôos sobre certas partes da Ucrânia, e sobre o local onde o avião foi abatido, particularmente, deveriam ser evitados.
Segundo as agências de notícia, a possibilidade de o acidente anterior ser classificado como Cobertura de Guerra aumenta com o acidente de ontem. Desde janeiro, o mercado de seguro de aviação já arcou com quatro grandes perdas, como o incidente no Aeroporto da Líbia, onde os terroristas atacaram e destruíram dois A330, e o desaparecimento do MH17.
As ações da empresa aérea despencaram ontem nas bolsas e o risco de mais perdas é grande enquanto durarem os conflitos na região do Leste Europeu.

Atualização : 21/07/2014 às 11h10

Kelly Lubiato
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO