Ultima atualização 23 de abril

Instituto Autoglass completa seis anos de conscientização ambiental

Braço social do Grupo, a instituição contribui com a prática da reciclagem dos vidros automotivos em todo o País

Por mês, são jogados na natureza cerca de cinco mil toneladas de resíduos de vidro automotivo, material de difícil degradação e que vem causando sérios danos ao meio ambiente. Desse volume, em torno de  9 % são reciclados, o que representa 450 toneladas, o restante vai para os aterros e os lixões, trazendo problemas para as pessoas e o ecossistema.
Atenta à preservação ambiental e à reciclagem desses resíduos, a Autoglass fundou o Instituto Autoglass, em 7 de abril de 2008, inovando com ações que orientam os cidadãos sobre a importância da preservação dos recursos naturais, do consumo consciente e ao mesmo tempo proporcionando benefícios à cadeia produtiva e  à sociedade.
“O Instituto tem por prática fazer a logística reversa de todo os resíduos de vidro para-brisa substituído nos veículos em todo o território nacional, recolhendo-os e trazendo-os para São Paulo para serem adequadamente tratados e empregados na produção de garrafas, lã de vidro e jateamento”, explica o presidente da instituição, Kleber Carreira.
O Instituto completa seis anos atuando em três frentes básicas: análise e estudo do setor, educação socioambiental e reciclagem de materiais próprios do segmento.
Desde o início dos trabalhos, mais de três mil crianças de escolas públicas de Vila Velha (ES) receberam orientação sobre a importância da reciclagem, por meio do projeto Coleta Seletiva e Reciclagem. Esta iniciativa já permitiu o recolhimento de 1,6 mil toneladas de lixo, material que é enviado para a reciclagem e revertido em benefícios para as próprias escolas.
Para Carreira, a sociedade precisa desenvolver o papel de vigilante do meio ambiente, “a fim de garantir o equilíbrio da natureza e uma boa qualidade de vida para esta e para as gerações futuras”.
Outra importante iniciativa do Instituto Autoglass foi a criação de um projeto de lei, em 2008, obrigando as empresas especializadas no setor a fazerem a destinação final ou reciclagem de vidros automotivos no estado do Espírito Santo. O projeto foi transformado na Lei nº 9.013/08, fazendo do estado Capixaba o único no País a aplicar essa legislação. A luta do Instituto agora é para que a lei se torne obrigatória em todo o País.

T.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO