Ultima atualização 24 de abril

Funenseg oferece seminário sobre contratos de resseguro

O evento será dia 7 de maio, em São Paulo, das 8h às 16h45, no hotel Tivoli Mofarrej, e as inscrições podem ser efetuadas no site da Escola

Os procedimentos e detalhes dos contratos de resseguro são temas de seminário que a Escola Nacional de Seguros (Funenseg) promove no dia 7 de maio, em São Paulo (SP). As palestras irão tratar questões como fundamentação legal, arbitragem, alocação de capital, conflitos gerados pela cláusula de claims control, em que o ressegurador se reserva o controle do sinistro, e o modelo de fronting, no qual a seguradora retém uma parcela muito reduzida do risco assumido.
“Com a abertura do mercado promovida efetivamente em 2008, o tema passou a ter muito mais importância. De mero item de cumprimento obrigatório e legal pela seguradora passou a constituir item de ‘política de gestão’, que verdadeiramente interfere no ‘nível de competitividade’ dela. Por isso, a importância e a necessidade dos temas afetos ao resseguro serem discutidos sempre e exaustivamente”, explica o coordenador do evento, Walter Polido.
Consultor em seguros e resseguros pela Polido e Carvalho Consultoria e coordenador acadêmico de cursos de pós-graduação da Escola, Polido explica que a política de baixa retenção é típica de países com mercado de seguro pouco desenvolvido e não especializado, dependente da tutela máxima do resseguro.
“Este ponto, de crucial importância nesse momento de transição, também deverá sofrer alterações nos próximos anos. Esta máxima é chave para o crescimento do mercado brasileiro nos próximos anos, ou seja, quanto maior for a retenção de risco da seguradora e sua especialização, menor será a intervenção do ressegurador nos procedimentos de sinistros”, afirma.
Para debater a cláusula de claims control foi convidado Alex Guillamont, sócio do escritório Kennedys Latin America LLC, dos Estados Unidos, que irá expor situações vivenciadas por mercados mais maduros. Também estão confirmadas as participações de Márcia Cicarelli de Oliveira, da JBO Advocacia, Thiago Rodovalho, da PUC-SP, Fábio Di Matteo, da Willis Corretora de Seguros e Resseguros, e Fernando Tilger, da Miller do Brasil Corretora de Resseguros.
As inscrições podem ser efetuadas no www.funenseg.org.br, pelo investimento de R$ 770,00. O seminário acontecerá das 8h às 16h45, no hotel Tivoli Mofarrej, na Alameda Santos, nº 1437, em Cerqueira Cesar.

T.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO