Ultima atualização 10 de março

Elza Aguiar assume cargo de diretoria no Sindesp

Presidente da Marinho Despachantes é a primeira mulher a ser indicada a diretora social do sindicato

Elza Aguiar, presidente da Marinho DespachantesNa semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um fato merece destaque: a presidente da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, é a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria no Sindicato dos Despachantes Documentalistas do estado de São Paulo (Sindesp). A executiva, que mudou o conceito da profissão de despachante, foi convidada pelo presidente do sindicato, Francisco Castro Pereira (Paco), que atua na entidade há 14 anos.
Segundo Elza, a indicação de uma mulher para esse cargo é um fato inédito, uma vez que o mercado de despachante é um ambiente tomado por homens. “Vou trabalhar no sindicato como sempre trabalhei para defender nossa categoria, mas sempre com respeito ao mercado e um olhar justo aos colaboradores de todo o estado de São Paulo”, explicou.
A presidente começou a trabalhar com 16 anos e ingressou no despachante como recepcionista. Com o passar do tempo, a empresa que contava com apenas cinco colaboradores para atender pessoas físicas, começou a atender também pessoas jurídicas e, com a alteração do código de trânsito, passou a atender o mercado segurador e financeiro. Hoje, Elza comanda uma equipe de 200 colaboradores e ainda encontra tempo para militar em seu sindicato, além de idealizar e implementar projetos sociais na empresa. Isso porque a figura humana por trás da executiva é de uma mulher preocupada em contribuir com a sociedade onde está inserida.
“Desde muito cedo precisei lutar para vencer, não somente no campo profissional, mas na vida. Na empresa onde atuo há quase 35 anos, acredito que o que fez a diferença foi a criatividade e visão de mercado, pois sempre busquei novos nichos”, conta a nova diretora social do Sindesp.
Formada em Administração de Empresas e em Direito, com pós-graduação em Marketing, hoje a empresária concentra esforços em ensinar o que aprendeu. Em 2005, Elza implantou o programa Educa Doc, que incentiva a inclusão social por meio da capacitação profissional. Trata-se de um programa que oferece oportunidade de primeiro emprego e de recolocação no mercado de trabalho.
“O Educa Doc surgiu com a necessidade que tínhamos de reciclar e aperfeiçoar os conhecimentos dentro da empresa. Como não existem cursos de especialização na nossa área de atuação, percebemos que ao oferecer treinamento, estaríamos também formando bons profissionais e isso colaborou para melhorar a imagem do segmento em que atuamos. O projeto deu tão certo que hoje estamos expandindo-o para atender também os profissionais do mercado de seguros”, comemora Elza.
Sempre bastante motivada, a presidente da Marinho Despachantes recebeu em 2012 o “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios” e representou o estado de São Paulo na Etapa Nacional, em Brasília.  “Só de chegar na etapa final eu já estava me sentindo uma vencedora, o fato de ganhar me deixou ainda mais feliz e motivada, acreditando mais do que nunca que é possível obter sucesso com uma receita bem simples: ousadia, determinação e amor pelo que fazemos”, define.

T. C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO