Ultima atualização 25 de setembro

Assistência de viagem oferece suporte aos turistas

Entre os serviços estão: localização de bagagem, auxílio de fundos no exterior e cobertura de despesas médico-hospitalares

A Europ Assistance acompanha as mudanças nos hábitos de viagens dos brasileiros, que têm movimentado bastante o setor de turismo no País. Segundo dados do Ministério do Turismo, atualmente a população tem escolhido saídas mais curtas e frequentes, especialmente pela maior contribuição da classe C; a realização de turismo pelo Brasil (71%) em detrimento das viagens para o exterior (26%); e optado por traslados aéreos em distâncias superiores a 800 km. Com isso, houve aumento na demanda por destinos nacionais, puxado pelas cidades do Nordeste (62,8%). Mas não para por aí. Informações do Banco Central (BC) relatam que os gastos dos brasileiros com viagens internacionais totalizaram, no primeiro trimeste de 2012, US$ 5,3 bilhões.

Com todas essas oportunidades, imprevistos podem acontecer no “ir e vir” da viagem, assim como no “durante”. E para resolver essas intercorrências, a indicação dos especialistas é adiquirir seguros e/ou assistências viagens, que dará suporte em situações como localização de bagagem, auxílio de fundos no exterior e garantia de viagem de regresso, organização e cobertura de despesas médico-hospitalares e muitos outros.

De acordo com Mônica Pessoa, diretora comercial da Europ Assistance, ao adquirir um pacote de assistência viagem, o turista também tem acesso a informações importantes relativas a documentação, passaporte, requisitos de vistos, vacinas, telefones de embaixadas e consulados brasileiros. “Ou, ainda, condições de trânsito, mapas e informações meteorológicas, serviços do concierge viagem, que inclui também indicações dos shows e peças teatrais que estão em cartaz durante a temporada (com datas, horários, endereços, preços, etc.), reservas em restaurantes e compra antecipada de entradas para parques de diversão.”

A Europ Assistance disponibiliza pacotes diferenciados para cada tipo de viagem e local. Para as de negócios, por exemplo, é possível contratar o serviço de envio de “executivo substituto”, assim caso a pessoa assistida apresente algum problema que a impossibilite de exercer suas funções profissionais durante a viagem, a empresa de assistência providencia a organização e a cobertura financeira para envio de um executivo substituto indicado pela empresa.

Outra situação é quando o passeio incluir crianças ou idosos e, em decorrência de acidente pessoal ou doença, o responssável não possa embarcar os acompanhantes para retorno. Nesse caso, a assistência cuidará do acompanhamento dos dependentes ao aeroporto, das formalidades de embarque, da coordenação com a companhia aérea para a condição de menores ou idosos desacompanhados e dará informação aos pais ou parentes sobre os dados do retorno. “Caso o viajante perca seus documentos ou necessite de auxílio para pagamento de fiança judicial em função, por exemplo, de infração de alguma lei que desconhecia em determinado país, a assistência contratada também pode orientá-lo em como proceder ou adiantar o valor para o pagamento. É uma forma de garantir mais segurança, tranquilidade e conforto”, ressalta a executiva.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO