Ultima atualização 01 de agosto

Europ Assistance implementa sistema de gestão SAP ERP

Adoção levou três meses e permitiu a união de cinco sistemas utilizados pela empresa

Com a necessidade de gerenciar de forma ainda mais eficaz suas operações financeiras e administrativas, a Europ Assistance implementou no início de 2012 o SAP ERP. Optando pela metodologia RDS (Rapid Deployment Solution), a companhia concluiu o trabalho em três meses, tempo recorde entre as empresas no mundo que também escolheram a solução.

“Nos últimos três anos crescemos aproximadamente sete vezes e pretendemos dobrar de tamanho nos próximos dois a três anos. Para isso, precisávamos de um sistema que reunisse todos os processos que estavam fragmentados e nos permitisse ainda ter uma infraestrutura robusta para essa nova fase. A escolha da SAP aconteceu pela oferta de uma solução completa que nos permite manter as mais diversas áreas do negócio sob controle e pelo curto prazo de implantação”, ressalta Paulo Fogetti, presidente da empresa no Brasil.

Para a adoção dos módulos Financials e Operations, foram envolvidos 15 profissionais de TI, entre funcionários da Europ Assistance e da SAP, além de toda a equipe financeira, de compras, e parte do time de vendas. A decisão pelo software SAP foi tomada após um mês da definição das novas diretrizes da empresa e as fases de execução duraram apenas três meses.

“Esse é um projeto de grande importância para a SAP, que demonstra que as soluções podem ser implementadas de maneira rápida e eficiente, atendendo às demandas e necessidades dos clientes”, afirma Guilherme Bujes, diretor de Vendas da SAP Brasil para o setor de Serviços Financeiros. “Com o RDS, os clientes têm acesso aos softwares da SAP de forma pré-configurada, baseados nas melhores práticas de mercado, com conhecimento prévio do investimento e do tempo necessário para a sua implantação. Isso gera muitas vantagens às empresas, que reduzem o tempo de adoção das soluções, como o caso da Europ Assistance”, acrescenta.

O uso do RDS foi decisivo para que o processo se concluísse em tempo recorde, pois segundo Jedey Miranda, COO e CIO da Europ Assistance, esta metodologia apresenta diferenciais que permitem a rapidez de implementação. Com destaque para a avaliação do setor de negócio na qual a empresa atua, permitindo a utilização das melhores práticas de mercado daquele setor no decorrer da implantação do sistema. “O SAP ERP possibilitou a unificação de cinco sistemas que eram utilizados anteriormente na Europ Assistance, melhorando o acompanhamento dos processos e limitando as atividades manuais”, enfatiza o especialista.

Todo o grupo da Europ Assistance foi treinado para utilização dos módulos já implantados. Adicionalmente ao SAP ERP, a empresa também adquiriu a ferramenta de e-learning, que possibilita maior flexibilidade e eficiência na capacitação contínua dos usuários da solução. ”O mais interessante desse método é a oportunidade de gravar a sequência das telas do sistema, durante a utilização da ferramenta, registrando a experiência de uso e replicando o passo a passo para um novo usuário. Dessa forma, o aprendizado se torna mais lúdico e permite que qualquer pessoa realize aquela operação, após o treinamento e visualização da gravação”, destaca Miranda.

Para ampliar o projeto, a Europ Assistance já analisa a aquisição do módulo SRM (Supplier Relationship Management) para a organização de fornecedores e prestadores de serviços.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock