Ultima atualização 14 de junho

Sociedade global já sente a pressão financeira do envelhecimento da população

Segundo relatório da Geneva Association, os seguros são fundamentais para ajudar as pessoas a conseguir uma aposentadoria segura

Governos, corporações e indivíduos em todo o mundo estão sentindo a pressão financeira do envelhecimento da população. É o que aponta o novo relatório da instituição Geneva Association. Com contribuições de acadêmicos e especialistas em envelhecimento, dos profissionais de seguros, bem como do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, o relatório “Enfrentar o desafio do envelhecimento global – Questões de financiamento e soluções de seguros” analisa as implicações da mudança demográfica mundial para os governos, empregadores e financiadores individuais de aposentadoria. O relatório sugere que as soluções de seguros sejam parte fundamental da resposta global para ajudar as pessoas a conseguir uma aposentadoria segura.
O relatório foi publicado às vésperas da Assembleia Anual da Associação Geral – a mais importante reunião anual global de CEOs de seguros – que ocorreu na semana passada, em Washington (EUA).
“O envelhecimento global tem implicações significativas para o financiamento da aposentadoria por governos e empregadores. O mercado de seguros, através de sua expertise em subscrição e gestão de riscos de longevidade, oferece soluções abrangentes para lidar com esses riscos e uma contribuição significativa para a segurança de velhice”, analisou o presidente da Geneva Association e presidente do Conselho de Administração da Munich Re, Nikolaus von Bomhard.

“Hoje, mais do que nunca, as pessoas em todo o mundo precisam de ajuda para conseguir uma aposentadoria segura”, disse John Strangfeld, chairman e CEO da Prudential Financial e vice-presidente da Geneva Association. “Enfrentar o impacto do rápido envelhecimento da população mundial requer uma solução global, baseada em ampla resposta dos setores público e privado. A indústria de seguros, com sua gestão de risco e experiência de investimento, é particularmente adequada para desempenhar um papel fundamental no atendimento à mudança nas necessidades de envelhecimento da população”.
O relatório sugere um amplo conjunto de opções disponíveis para resolver o desafio demográfico com governos, empregadores e os indivíduos que necessitam mudar comportamentos e normas atuais para enfrentar a situação.

Governos

Os governos enfrentam uma série de opções politicamente aceitáveis ​​para financiar as responsabilidades de aposentadoria, incluindo o aumento da idade de aposentadoria pelo Estado, a redução dos benefícios de pensão e o aumento das contribuições de pensões e impostos. Ao fornecer um quadro institucional mais propício para a participação do setor privado, tais como imposto de renda de aposentadoria favorecidos e poupança para veículos, os governos podem aliviar um pouco a pressão sobre o sistema estatal e assegurar que os indivíduos podem esperar um futuro mais certo. Opções em aberto para os governos também incluem a elaboração de legislação e a oferta de incentivos para trabalho em tempo parcial para além da idade oficial de aposentadoria – o chamado “quarto pilar”, aumentando a participação da força de trabalho. Incentivar maiores taxas de fertilidade e facilitar a imigração são outros opções disponíveis. No entanto, as políticas envolvidas na implementação dessas soluções demonstram que os governos tendem a trabalhar com as reformas necessárias, colocando maior pressão sobre os indivíduos.

Empregadores e indivíduos

Os empregadores e os patrocinadores de planos de pensão estão enfrentando necessidades de financiamento cada vez mais onerosas. O subfinanciamento e o desempenho volátil das pensões distraem a gestão das operações e atua como um obstáculo ao retorno para os acionistas.

Os indivíduos devem ser mais pró-ativos em face da crescente vulnerabilidade de seu planejamento de renda para a velhice. Os planos de pensões estatais atuais serão insustentáveis ​​no futuro e a mudança de regimes privados de pensões profissionais de benefício definido para planos de contribuição definida significa que os riscos, incluindo as poupanças de longevidade e o impacto da inflação, são agora suportados pelo indivíduo. Soluções de seguros fornecem uma série de oportunidades para compensar uma variedade de riscos enfrentados através de produtos como anuidades fixas ou variáveis ​​e seguros de aposentadoria de renda. Além de seguro, os indivíduos devem considerar também a oportunidade de trabalhar por mais tempo, reduzindo a carga por conta própria e fundos de aposentadoria estatais.
“Não há bala de prata para resolver nossos problemas de seguridade na velhice. É preciso que os governos comprometam-se a promover uma ampla reforma, que a indústria privada repense as políticas de empregos, que as seguradoras projetem novos e melhores produtos e que os funcionários enfrentem proativamente sua situação futura “, disse Patrick M. Liedtke, secretário-geral e diretor da Geneva Association. De acordo com ele, as seguradoras devem trabalhar para ensinar ao público os riscos envolvidos e fornecer produtos que são apropriados para um amplo espectro de aposentados. “Tendo a experiência necessária na gestão de longevidade e no risco de investimento, juntamente com um quadro regulamentar que exige a manutenção de reservas de capital adequadas para atender às obrigações de longo prazo, as companhias de seguros têm um papel importante a desempenhar como parte da solução para estes desafios – isso não é sempre reconhecido”, acrescentou.
“Seguro já oferece uma série de soluções para o financiamento da aposentadoria, mas a escala da necessidade de soluções de seguridade na velhice excede a capacidade disponível atualmente. Portanto, além de comprovadas formas diretas de abordar o risco da longevidade, a indústria de seguros está trabalhando em novas e inovadoras maneiras de aumentar a capacidade de seguridade na velhice. Um exemplo é a Associação Mercados de Vida e Longevidade (Life and Longevity Markets Association), com sede no Reino Unido, que está desenvolvendo um índice de longevidade negociado. Tais esforços para converter a longevidade em uma nova classe de ativos negociáveis ​​poderia ajudar a atrair outros investidores para o mercado de longevidade e aumentar a sua capacidade”, analisa Kai-Uwe Schanz, assessor especial de investigação estratégica da Geneva Association e coeditor do relatório.

Jamille Niero

Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO