Ultima atualização 23 de maio

Checkauto evita R$ 130 mi em prejuízos para os consumidores em abril

75% das consultas realizadas no período apresentaram algum tipo de restrição

Do total de veículos pesquisados no site da Checkauto, empresa do Grupo Dekra, no mês de abril, 75% apresentaram restrições de alguma natureza. Devido a este montante expressivo, foram evitados R$ 130,6 milhões em prejuízos para os consumidores.

A Checkauto é uma empresa especializada em informações sobre o histórico de veículos seminovos e usados. Seu sistema fornece mais de 30 tipos de informações para os clientes no momento da compra e venda de um veículo. O usuário pode conferir dados como, por exemplo: restrições administrativas, tributárias e judiciais; ocorrências de roubo e furto em aberto; existência de multas; histórico de quilometragem; histórico de sinistro e recall.
Dos itens avaliados, o maior número de restrições ficou por conta da Alienação e Arrendamento (veículos em nomes de terceiros), que representa 43% do total de veículos pesquisados. Os Históricos de Ocorrências (acidentes, leilão, roubo ou furto) atingiram 6% do total; e as Restrições Oficiais (administrativas, judiciárias, tributárias) somaram 1,9% do montante pesquisado.

“A Checkauto é uma ferramenta que torna a compra e venda de veículos mais segura e transparente. Por meio da consulta, o consumidor tem acesso ao histórico do bem, junto com todas as restrições que afetam diretamente seu valor. A ideia é criar condições para uma negociação justa e evitar qualquer tipo de transtorno, tanto para quem vende quanto para quem está comprando”, explica Luís Neca, diretor comercial da Dekra.

Embora o Índice de Adulterações – que avalia as modificações no motor, documentação e quilometragem – tenha incidido sobre apenas 2,4% das consultas, seu impacto sobre o veículo e proprietário é grande, pois representa prejuízo financeiro alto. “As adulterações estão entre as restrições mais graves, já que suas consequências podem ocasionar danos materiais e morais aos consumidores, desvalorizando o bem e trazendo complicações legais sérias”, alerta o diretor.

Um dos itens mais expressivos entre os veículos analisados em abril pela Checkauto diz respeito ao número de recalls, que atingiu 14% do total.

Recentemente, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o projeto de lei que regulamenta as regras para recall de veículos no País. O texto determina que as montadoras informem aos Detrans todos os veículos que já passaram por procedimento, para que o órgão possa identificar quais já efetuaram a correção dos defeitos.

A Checkauto já realizou mais de oito milhões de consultas, possui mais de 80 milhões de registros e mais de 70 mil usuários cadastrados.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO